23|1981|10.02

2.7.03

Pensamentos Rebeldes

Sao 7h. O despertador canta de galo e eu nao tenho forças nem para atira-lo contra a parede. Estou TAO acabada, nao queria ter que trabalhar hoje.
Quero ficar em casa, cozinhando, ouvindo musica. Se tivesse filhos, gastaria a manha brincando com eles, se tivesse cachorro, passeando pelas redondezas. Aquario? Olhando os peixinhos nadarem. Espaço? Fazendo alongamento. Leite condensado? Brigadeiro.
Tudo menos sair da cama e colocar o cérebro pra funcionar.
Gostaria de saber quem foi a mentecapta, a matriz das feministas que teve a infeliz idéia de reivindicar direitos à mulher e por quê ela fez isso conosco, que nascemos depois dela.
Estava tudo tao bom no tempo das nossas avos, elas passavam o dia a bordar, a trocar receitas com as amigas, ensinando-se os segredos de molhos e temperos, lendo bons livros, decorando a casa, plantando flores, a vida era um grande curso de artesanato, medicina alternativa e culinaria.
Ai vem uma fulaninha qualquer que nao gostava de sutia tampouco de espartilho, e contamina varias outras rebeldes inconseqüentes com idéias mirabolantes sobre "vamos conquistar o nosso espaço". Que espaço, minha filha? Você ja
tinha a casa inteira, o bairro todo, o mundo ao seus pés. Detinha o dominio completo sobre os homens, eles dependiam de você para comer, vestir, e se exibir para os amigos, que raio de direitos requerer?
Agora eles estao ai, todos confusos, nao sabem mais que papéis desempenhar na sociedade, fugindo de nos como o diabo da cruz. Essa brincadeira de vocês acabou é nos enchendo de deveres, isso sim. E nos lançando no calabouço da solteirice aguda.
Antigamente, os casamentos duravam para sempre. Por quê um sexo que tinha tudo do bom e do melhor, que so precisava ser fragil, foi se meter a competir com o macharedo? Olha o tamanho do biceps deles, e olha o tamanho do nosso. Tava na cara que isso nao ia dar certo.
Nao agüento mais ser obrigada ao ritual diario de fazer escova, maquiar, passar hidratantes, escolher que roupa vestir, que sapatos, acessorios, perfume, nem de ter que sair correndo, ficar engarrafada, correr risco de ser assaltada, de morrer atropelada, passar o dia ereta na frente do computador, com o telefone no ouvido, resolvendo problemas. Somos fiscalizadas e cobradas por nos mesmas a estar sempre em forma, sem estrias, depiladas, sorridentes, cheirosas, unhas feitas, sem falar no curriculo impecavel, recheado de mestrados, doutorados, e especializaçoes.
Viramos super mulheres, continuamos a ganhar menos do que eles. Nao era muito melhor ter ficado fazendo tricô na cadeira de balanço?
Chega, eu quero alguém que pague as minhas contas, abra a porta para eu passar, puxe a cadeira para eu sentar, me mande flores com cartoes cheios de poesia, faça serenatas na minha janela - ai, meu Deus, 7h30, tenho que levantar!, e tem mais, que chegue do trabalho, sente no sofa, coloque os pés pra cima e diga "meu bem, me traz uma dose de whisky, por favor?", descobri que nasci pra servir.
Cês pensam que eu tô ironizando? Tô falando sério! Estou abdicando do meu posto de mulher moderna...Troco pelo de Amélia. Alguém mais se habilita?


EU NAO NASCI PARA SER AMELIA - NA BOA, IMAGINO O MEU MARIDO, COM AQUELE PE FEDIDO DE CHULE SEM SAPATO, ME MANDANDO PEGAR UM WISKY PARA ELE - DUVIDO Q ELE VA PEDIR COM AMOR. VAI PREGAR WISKY VOCE, SEU FOLGADO!!! E NAO ESQUE?A DO MEU PRESENTE DE ANIVERSARIO DE CASAMENTO, O JANTAR E AS FLORES!