23|1981|10.02

30.5.03

СОΔЯРИС - SOLARIS

Ontem assiti o origial Solaris, de 1972, do cineasta russo Andrei Tarkovski. Um típico filme que tenho que assistir sozinha - ninguém iria querer assistir comigo.
Adoro esses filmes de ficção científica, ver como era o conceito futurístico da época e os efeitos especiais - esses realmente especiais, levando em conta a tecnologia da época. Fico prestando atenção nas cenas, na posição da câmera, nos cortes, os detalhes espalhados pelo cenário...tudo feito pensado, com base em um objetivo. Fico pensando: o que é que esse cara tinha nem mente para fazer uma cena assim, ou assado... enfim, fico divagando.
Na verdade eu gosto de filmes que me botam para pensar e que tem um conceito por trás das imagens. Mas então vem a porra dos americanos e filmam um remake de Solaris, com o quinquenário gostosão George Clooney e todo elenco de banalidades do cinema comercial norte americano. Estragam tudo e levam a fama. Navegando por um site de cinema encontrei uma crítica que dizia que Tarkovski enganou os apaixonados por ficção científica e que esse Solaris sim é que era um bom filme. Pra p.... que o pariu com esse comentário. Mandei um e-mail indignada pro site, e digo mais, EU ODEIO O CINEMA NORTE AMERICANO, CADA VEZ MAIS.